sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Manchas brancas nas unhas - O que pode ser?

Manchas brancas nas unhas são uma queixa muito comum no consultório, mas o que realmente podem significar?

Leuconíquia é o nome que se dá a qualquer mancha branca na lâmina ungueal, mas pode ter várias causas.
Quando elas estão em forma de pequenos pontinhos brancos, geralmente são causadas por pequenos traumas que passam despercebidos. Linhas brancas como estrias surgem quando o trauma é mais intenso, como fazer cutícula no salão. Nesses 2 casos não há o que fazer senão esperar a unha crescer.
As onicomicoses, que são causadas por fungos, também podem causar coloração esbranquiçada nas unhas e devem ser tratadas pelo dermatologista adequadamente para evitar a piora do quadro.
A cirrose hepática também pode causar uma alteração característica, chamada unhas brancas de Terry, em que praticamente toda a unha adquire uma coloração branca.
Pacientes submetidos a quimioterapia e com insuficiência renal também podem adquirir leuconíquia, que geralmente terá aparência de linhas transversais múltiplas na unha.

Na maioria das vezes as manchas brancas nas unhas não são causadas por nada grave e sim por pequenos traumatismos. Quando a causa é uma micose, esta deve ser tratada com antifúngicos em loção, esmalte ou por via oral pelo dermatologista. É importante consultar um dermatologista para se fazer o diagnóstico correto.

20 comentários:

  1. eu tirei um cisto do rim e por isso retirei parte dele, sera que e por isso que tenho as unhas todas brancas em formato de listras.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho essa manchas desde pequena, sempre quis saber o motivo

    ResponderExcluir
  3. eu so tinha algumas na unha maior agora esta em todas.porque?

    ResponderExcluir
  4. eu tenho manchas bracas na unha pode ser a acetona ou e alguma doença

    ResponderExcluir
  5. Significa que você ganhará presentes proporcionais aos tamanhos das manchas... Sabedoria de gnomos persas

    ResponderExcluir
  6. OI,eu tenho um filho de 11 anos que tem pintinhas brancas na unha gostaria muito de saber exatamente o que significa isso pois me preocupa muito por não saber o que é isso.meu nome é CILENE AGUIAR sou de JOÃO PESSOA PB.

    ResponderExcluir
  7. anonimo 20 de fevereiro de 2013 14:55 BOA TARDE EU DE UMS TEMPO PRA CA COMESSOU A APARESSER MANCHAS BRANCAS NAS MINHAS UNHAS SO TINHA NAS DO DEDO GRANDE MAS AGORA ESTA EM QUASE TODAS GOSTARIA DE SABER O QUE PODE SER SERA QUE TENHO ALGUM PROBLEMA DE SAUDE ISSO ME PREOCUPA DE MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. menos alcool e produtos quimicos tensos!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho manchas brancas somente nas pontas das unhas, e em quase todas as unhas, começam por ser pequenas, mas depois ficam maiores. Isso é grave?

    ResponderExcluir
  10. So tenho manchas em dois dedos , msm assim podi ser alguma doença ?

    ResponderExcluir
  11. So tenho essas manchas em dois dedos , msm assim pode ser alguma doença?

    ResponderExcluir
  12. eu fikei coom essas manchas brancas mais minha unha começou a rachar e agora ta coom um corte

    ResponderExcluir
  13. Minhas unhas não tem manchas elas são bem brancas toda ela e todas dos 10 dedos das mãos. O que pode ser?
    e elas saem pedaços quase que inteiros delas descamam muito, ficam bem fracas.Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. fiz anal ontem com meu macho e agora começou a nascer isso, sera que tem algo a ver?

    ResponderExcluir
  15. olha eu queria saber e pq eu como vegetais alimentos saudaveis com calcio mas so q as vezes da essa manchas na minha unha sera q e alguma doença??? grave q eu presciso ir ao medico .... ou sera falta de calcio no meu corpo??/

    ResponderExcluir
  16. Eu tambem tenho unhas com pintas brancas no comesso era so em um dedo agora estao em todos os dedos e cade vez vem maior quamdo eu corto a unha

    ResponderExcluir
  17. na minha época de criança diziam que era a quantidade de presente que ia ganhar no niver hahahaha

    ResponderExcluir