sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Uma dermatologista pra esclarecer suas dúvidas

Matéria publicada no blog attitudefeminina (http://attitudefeminina.wordpress.com)

  Isso mesmo ! Temos uma dermatologista a disposição para nos responder, e tirar todas as nossas duvidas.
Eu agradeço muito a Dra. Gabriela Bernhard que foi muito atenciosa e se prontificou em responder todas as perguntas, ela que é médica Dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e digo mais : teremos ela aqui sempre , então coloquem a mão na massa e mandem perguntas, qualquer duvida que tiver eu repasso para ela e o mais rapido possivel eu posto aqui pra vocês . Isso é que me gratifica, passando as informações pra vocês minhas flores mais lindas.
Qual é o cuidado diário que devemos ter com nossa pele? É necessário usar loção tônica? O cuidado básico que devemos ter com a pele é deixá-la livre de impurezas lavando o rosto e retirando toda a maquiagem. A loção tônica ajuda a fechar os poros e pode ser usada após a limpeza. Mas deve-se usar produtos apropriados de acordo com  tipo de pele.
Qual o maior erro da maioria das mulheres no que diz respeito aos  cuidados com a pele? O maior erro é o uso de produtos indicados por amigas e parentes. Cada pessoa tem um tipo de pele com necessidades específicas. Muitas vezes o uso de determinado cosmético ou medicamento pode resultar em efeitos indesejáveis como irritação, alergias, manchas, acne.
           Existe um número aconselhável de vezes para lavar o rosto todos os dias?O ideal é lavar 2 ve zes ao dia, ao acordar e à noite. Mas se houver necessidade, pode-se lavar até 3 vezes ao dia. Pessoas com pele oleosa ou com acne tendem a lavar o rosto várias vezes durante o dia, o que não é bom porque o ressecamento da pele causado pelas lavagens excessivas leva a um efeito rebote com produção de mais oleosidade pelas glândulas sebáceas.
         Quem tem pele oleosa deve usar hidratante? Quem tem pele oleosa não precisa e não deve usar hidratantes. Hoje existem alguns hidratantes com propriedades de controle da oleosidade mas mesmo assim o uso deve ser bem restrito porque pode piorar o quadro e causar acne.
       Com que idade devemos começar a usar produtos antissinais? A partir dos 25 anos a nossa pele já começa a perder elasticidade, colágeno, e já seria a hora de começar a prevenção do envelhecimento com produtos que contenham antioxidantes como a vitamina C. Mas o principal é o uso do filtro solar, que já deve começar na infância, só esse cuidado já vai colaborar muito para a saúde da pele.                                
      Com que idade devemos começar a usar hidratante na área dos olhos?
Ao 25 anos já se pode começar a usar produtos próprios para a idade, geralmente compostos com anti-oxidantes.
    A Dra. aconselha fazer limpeza de pele? De quanto em quanto tempo? Quem tem comedões (cravinhos) deve fazer limpeza de pele porque nem sempre os cosméticos de uso diário conseguem eliminar o problema. Quem tem a pele muito oleosa, com mais tendência a formação de comedões pode precisar realizar até 1 vez por mês.
Sobre o uso de ácido como funciona, os tipos e pós uso do mesmo o que fazer?
 O ácido vai promover uma renovação celular da pele, estimulando a produção de colágeno, clareando manchas e atenuando rugas finas. Os tipos mais comuns de ácidos presentes nos cosméticos são o retinóco e o glicólico, mas o ideal é consultar o dermatologista porque peles sensíveis podem apresentar efeitos indesejáveis como vermelhidão e coceira. Dependendo da necessidade da pele, podem ser acrescentados anti-oxidantes, firmadores, clareadores nas fórmulas. É proibido se expor ao sol durante o tratamento devido ao risco de aparecimento de manchas, por isso o inverno é a melhor época para iniciar o uso de ácidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário