sábado, 3 de maio de 2014

Pele Oleosa - Como Cuidar?

A oleosidade da pele é um problema que afeta muitas pessoas, independente da idade ou do sexo. Quais são os cuidados mínimos que se deve ter com a pele do tipo oleosa. Primeiramente é importante identificar o problema, que torna a pele brilhosa, de textura pegajosa e pode evoluir com acne e comedões (cravinhos). A oleosidade excessiva também pode se manifestar com descamação no couro cabeludo, região das sobrancelhas e no canto do nariz, a dermatite seborreica, que muitos confundem com ressecamento. Muitas pessoas acabam usando condicionadores na raiz, cremes hidratantes no rosto e acabam piorando a oleosidade.
O cuidado básico é o uso de sabonetes específicos para peles oleosas de 2 a 3 vezes ao dia. Lavar o rosto mais do que 3 vezes ao dia pode dar um efeito rebote, estimulando ainda mais a produção do sebo.
A escolha do filtro solar também deve ser criteriosa, devendo-se preferir texturas em gel com a indicação de ser livre de óleo, não comedogênico(não provoca acne). Alguns filtros solares também tem ativos que ajudam na redução da oleosidade. O sol e o calor excessivo podem estimular a secreção sebácea também.
Lavar o couro cabeludo todos os dias também é necessário, pois a oleosidade do couro cabeludo e cabelos também podem se estender para o rosto e tronco. Lavar os cabelos todos os dias não provoca queda nem enfraquece os cabelos.
Quem usa maquiagem deve dar preferência a bases e pós que sejam livres de óleo e deve sempre retirá-la ao chegar em casa. Nunca dormir de maquiagem. Para retirar a maquiagem, dar preferência a géis de limpeza, já que os cremes e loções são mais oleosos.
O uso de cremes para pentear e finalizadores como o silicone nos fios, pode agravar a oleosidade se entrarem em contato com o couro cabeludo, rosto e tronco.
Se mesmo com esses cuidados a oelosidade persistir, existem produtos que ajudam a combater a oleosidade, através da diminuição da produção do sebo. Mas não se deve usar sem recomendação médica, pois cada pele tem uma necessidade especial. A acne e a dermatite seborreica também deve ser tratada por um dermatologista com produtos específicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário